FORRÓ DE MALUNGO
Release
Léo Lana, compositor, percussionista e baterista, e Flávia Ellen, cantora e compositora, são artistas que se conhecem há décadas, e desde 2008 trabalham juntos em seus trabalhos autorais e em outros projetos.
Mas ainda faltava algo.
Em 2024, eles resolveram colocar em prática um projeto encabeçado pelos dois, de modo a unir a paixão pelo forró às suas experiências ao longo desses anos.
No início dessa aventura de investigação musical, perceberam que seria mais interessante e divertido experimentar o forró junto com a música mineira, o maracatu e os elementos de música baiana.
No guarda-chuva dos projetos da Dengo Produções, nasce então o Malungo: “malungo”, de origem kikongo, quer dizer “companheiro” ou “camarada”. Esse projeto feito por e para amigos é integrado também por Kiko Ribeiro, na sanfona e produção musical, e Valéria Santos, na percussão.
Essa miscelânea musical promete ser animada, trazer releituras prováveis e improváveis, e, claro, uma pitada de música autoral.
O recado do Malungo para qualquer pessoa é: vem dançar com a gente!

Integrantes
LÉO LANA Voz, zabumba e percussão
Licenciado em Educação Musical Escolar pela UEMG, Léo Lana Iniciou seus estudos em música na extinta banda de música da fundação Mannesmann em 1990 e, logo em seguida, na também extinta Big Band do Sesi Benjamin Guimarães.
Fez cursos de especialização em bateria e percussão e workshops com nomes consagrados como Dudu Batera, Emílio Gama, Don Váz, Max Robson, Esdras Ferreira (Neném) e outros.
Atuou como baterista e percussionista em bandas de baile e com artistas da noite de Belo Horizonte em cidades de Minas Gerais e outros estados.
Dividiu palco com grandes nomes da música Mineira como: Marina Machado, Sérgio Santos, Sérgio Pererê, Yamandu Costa, Nailor Proveta (Mantiqueira Big Band) e Elba Ramalho.
Integra o trabalho de Flávia Ellen desde 2008 como percussionista e baterista, além de outros projetos de sucesso, como Oh!Dara e MPBaixinhos, além de seu próprio trabalho de música infantil.
FLÁVIA ELLEN Voz e violão
Cantora, compositora, violonista e produtora cultural., Flávia tem dois EPs autorais lançados (2015 e 2021), um álbum completo (2019), e três singles (2017, 2020 e 2021).
É ex-integrante e fundadora do Coletivo Mulheres Criando (2016), vencedor do Prêmio Profissionais da Música de 2018 e um dos criadores do Sonora, maior festival de compositoras do mundo (vencedor do Prêmio Profissionais da Música em 2021).
Com sua produtora cultural Dengo, criou o projeto audiovisual Canta Comigo? (2017), para promover compositoras em pontos turísticos de BH, o Sarau Dengo (2021), o Circuito Saraus das Estações (2021) e o Dengo Ao Vivo (2023), projetos dos quais foi idealizadora e gestora.
Enquanto coordenadora de projetos culturais, sua atuação de maior expressão foi o Casa Sonora (2022), patrocinado pelo Natura Musical.
VALÉRIA SANTOS Percussão
Valéria Rodrigues dos Santos nasceu em Belo Horizonte (MG) e vem conquistando espaço no cenário musical com sua versatilidade e paixão pela música.
Seus estudos envolveram o aprendizado com renomados mestres como Lucas Baudison, Gladson Braga e Leonardo Lana, e, com 26 anos de idade, Valéria já se destaca como uma profissional multifacetada, atuando como freelancer em performances ao vivo e em gravações de estúdio.
Entre suas experiências profissionais mais notáveis, Valéria foi percussionista no espetáculo “Insubmissas” Valores de Minas em 2018 e baterista na gravação do EP “Amar dói” da artista Iza Sabino.
KIKO RIBEIRO Sanfona
O acordeonista e produtor musical Kiko Ribeiro é natural de Belo Horizonte/MG e há 22 anos vem construindo sua performance como instrumentista de acordeon, ou como prefere chamar, sanfona.
Entrega-se majoritariamente ao forró pé-de-serra entrelaçando-o com nuances de choro, jazz, e música instrumental eletrônica.
Kiko se destaca no cenário musical por sua criatividade de improvisador que permite dialogar entre gêneros, criando uma sonoridade distinta que ressoa a essência da música brasileira.
Influenciado por grandes mestres como Dominguinhos, Sivuca, Richard Galliano e Frank Marocco, Kiko construiu sua carreira dedicada à preservação do patrimônio do forró e seus ritmos.
Ao longo de sua trajetória, o sanfoneiro teve a honra de acompanhar artistas renomados, tais como Nicolas Krassik, Janayna Pereira, Hermelinda, Amandona, Barbara Grecco, Mestre Marrom, Menina do Céu e Tiago Randazzo, o que enriqueceu ainda mais sua versatilidade e sua visão musical.